A GINÁSTICA PARA TODOS COMO OBJETO DE CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID/UEA

  • Autor
  • Luiz Henrique Sarmento Marinho
  • Co-autores
  • Cléo Yasmine Oliveira de Figueiredo , Vinicius Da Costa Guimarães , Caroline Pereira Barbosa , Patric Paludett Flores
  • Resumo
  • Este trabalho relata uma experiência do PIBID com estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, utilizando a temática "Ginástica para Todos". Mesmo com espaço reduzido e poucos recursos, foram desenvolvidas cerca de 8 aulas para trabalhar fundamentos da ginástica, como flexibilidade, força, equilíbrio e rolamentos. Observou-se avanços significativos no desenvolvimento motor, na socialização e na autonomia dos estudantes. Para os Pibidianos, a vivência foi formativa, exigindo adaptação e improviso pedagógico. Conclui-se que, mesmo diante de adversidades, é possível oferecer aulas de Educação Física significativas e transformadoras para todas as crianças, respeitando seus tempos e limites.

  • Palavras-chave
  • Educação Física; Ginástica para Todos; PIBID.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica