RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS: IMPACTOS NO DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES NO ASSENTAMENTO UATUMÃ.

  • Autor
  • Brenner Petrônio Dias Monteiro
  • Co-autores
  • Maísa Lemos de Lima , Renata Alves Duarte
  • Resumo
  • Este estudo discute as dificuldades enfrentadas pelos professores da Escola Municipal Hugo Castelo Branco, situada no Assentamento Uatumã, em Presidente Figueiredo – AM, ao tentarem resgatar jogos e brincadeiras tradicionais. Nota-se que a falta de experiências motoras, que antes eram comuns no dia a dia da comunidade, torna mais difícil o processo de ensino-aprendizagem nos primeiros anos escolares. Atividades como amarelinha, peão e bolinha de gude ajudavam no desenvolvimento motor e cognitivo, porém atualmente estão em desuso. A pesquisa procura refletir sobre como as intervenções pedagógicas podem ajudar a desenvolver as habilidades motoras básicas.

  • Palavras-chave
  • Ensino; Jogos; Brincadeiras; Assentamento; Presidente Figueiredo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica