REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES PSICOMOTORAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • ELIEDA RIBEIRO ROCHA
  • Co-autores
  • RAIMUNDO NONATO SOUZA DOS SANTOS
  • Resumo
  •  

    Este estudo é um recorte do trabalho de conclusão de curso de pedagogia que investiga as contribuições das atividades psicomotoras no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático em crianças do 1º ano no Fundamental. A aprendizagem matemática na infância transcende a memorização, necessitando de experiências concretas e significativas para a construção do raciocínio. Fundamentado em autores clássicos como Piaget, Le Boulch e Wallon, com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e com método bibliográfico de forma sistemática e aprofundada. Como resultados preliminares, destaca-se que cabe ao professor mediar as experiências, utilizando atividades como jogos, circuitos motores e brincadeiras de orientação espacial para estimular a resolução de problemas e o pensamento lógico de forma intencional e sensível. Ao integrar a psicomotricidade de maneira holística, a escola se torna um espaço de aprendizagem significativa, promovendo o desenvolvimento pleno da criança.

     

  • Palavras-chave
  • Atividades Psicomotoras, Pensamento Lógico-Matemático. Ensino Fundamental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica