LETRAS QUE CANTAM E ALFABETIZAM: O USO DAS ONOMATÓPEIAS PARA ENSINAR A RELAÇÃO ENTRE LETRA E SOM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORMA LÚDICA

  • Autor
  • RAINARA DE SOUZA FEIJÓ
  • Co-autores
  • RAILCE DA SILVA DE AZEVEDO
  • Resumo
  • A alfabetização na Educação Infantil é essencial na vida das crianças. É uma etapa onde elas experimentam um mundo cheio de curiosidades, vivenciam os seus primeiros contatos com o ambiente escolar e as demais linguagens. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo compreender a ludicidade presente nas onomatopeias como potencializadoras para o ensino das relações entre sons e letras na Educação Infantil. O estudo tem como base os estudos de Puliezi (2013), criadora do Método das Onomatopeias, na qual através do enfoque lúdico, ensina por meio das imagens as habilidades de relacionar fonemas e grafemas. Os resultados apontaram que o uso das onomatopeias oferece um potencial lúdico, pois permite que as crianças dramatizem os sons das letras. Ao mesmo tempo, cria um de ambiente de socialização, e cooperação, onde as crianças aprendem brincando.  

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil; Ludicidade; Onomatopeia; Lúdico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica