Movimentos que transformam: A dança como ferramenta pedagógica na educação infantil

  • Autor
  • Gabrielly Souza de Matos
  • Co-autores
  • Bruna Rafaela Feijão Maquiné , Marcio Jesus Vieira Bernardo
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta uma experiência formativa que busca investigar como a dança pode ser incorporada como prática pedagógica na educação infantil, ampliando as possibilidades de aprendizagem por meio do corpo e do movimento. A pesquisa foi desenvolvida em um CMEI localizado na zona leste de Manaus - AM, com crianças de 5 e 6 anos, através de práticas lúdicas que exploraram os movimentos corporais, a criatividade, o espaço que se movimenta, a consciência corporal e a interação. As vivências dançadas possibilitaram às crianças experimentar diferentes ritmos, gestos e outras possibilidades do corpo em movimento. Os resultados apontam que a dança, quando trabalhada de forma intencional e sensível no contexto escolar, favorece o desenvolvimento motor, social e afetivo, além de ampliar a imaginação e a autonomia das crianças. Assim, reafirma-se a relevância da dança não apenas como complemento, mas como prática pedagógica capaz de transformar a aprendizagem na infância.

  • Palavras-chave
  • Dança; Corpo; Movimento; Educação Infantil.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica