ENSINO DE FÍSICA EM DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MANAUS: UMA LEITURA À LUZ DO CONCEITO DE REPRODUÇÃO SOCIAL

  • Autor
  • Luíne Dírley Azevedo
  • Co-autores
  • Jorge Moriz Costa , Nayara Ferreira Costa
  • Resumo
  •  

    Este relato de experiência analisou o ensino de Física sob a perspectiva da teoria da reprodução social investigando como as ações pedagógicas podem perpetuar ou reduzir desigualdades educacionais. A pesquisa utilizou observação participante, regência de classe e projetos de intervenção pedagógica como métodos de coleta de dados. Os resultados evidenciaram diferenças entre escolas: enquanto a primeira apresentava alto desempenho e aproveitamento das práticas do PIBID, a segunda demonstrava baixo interesse e dificuldades de acompanhamento dos conteúdos. Essa disparidade reforça a visão  de que o sistema educacional funciona como mecanismo de manutenção das desigualdades sociais, favorecendo alunos com maior capital cultural. Como alternativa, propõe-se a implementação de ações pedagógicas críticas e inclusivas, que defende a escola como espaço de emancipação e promoção da justiça social, capaz de transformar realidades educacionais historicamente desfavoráveis.

     

  • Palavras-chave
  • Desigualdades educacionais; Ensino de Física; PIBID; reprodução social.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica