Identidade Cultural e Educação Física: O Brincar dos Povos Indígenas do Amazonas

  • Autor
  • MARCICLEY OLIVEIRA DO NASCIMENTO
  • Resumo
  •  

    Este estudo apresenta uma reflexão aprofundada sobre os jogos e brincadeiras tradicionais dos povos indígenas do Amazonas, considerados expressões culturais que integram o patrimônio imaterial e fortalecem a identidade local. O objetivo central é compreender o papel do lúdico na formação de estudantes da rede municipal de ensino, promovendo o reconhecimento da diversidade cultural amazônica e aproximando os alunos das tradições indígenas. A metodologia combina cartografia das etnias, pesquisa bibliográfica e vivência prática das brincadeiras em contexto escolar, realizada tanto de forma presencial quanto remota, com uso de mídias digitais para divulgação dos resultados. Os resultados indicam que a inserção dos jogos indígenas no currículo de Educação Física amplia o repertório cultural, promove interdisciplinaridade e valores como cooperação e respeito às diferenças, contribuindo para uma educação plural, inclusiva e transformadora.

     

  • Palavras-chave
  • Jogos; Brincadeiras; Povos Indígenas; Cultura; Educação Física
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica