A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SEU DILEMA EM UM ESPAÇO CULTURAL INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO DA CIDADE DE MANAUS/AM

  • Autor
  • Maria do Socorro Lopes da Silva
  • Co-autores
  • Fabiane Maia Garcia
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta a proposta de uma pesquisa que tem o objetivo de conhecer a política de Educação Escolar Indígena implementada pela SEMED/Manaus no Espaço de Estudo da Língua Materna e Conhecimento Tradicional Indígena (EELMCTI) WAINHAMARY e seus impactos no fortalecimento da cultura, língua e conhecimentos tradicionais indígenas no contexto urbano da cidade de Manaus/AM. De abordagem qualitativa com inspiração etnográfica (André, 2013), a investigação se debruça sobre a dinâmica do cotidiano e da realidade dos povos indígenas do EELMCTI/WAINHAMARY, localizado na Zona Norte da cidade de Manaus. Compreende-se que iniciativas autônomas surgem em resposta à necessidade de fortalecer culturas, línguas, saberes tradicionais e a identidade dos povos indígenas que vivem em contexto urbano, tencionando modelos escolares convencionais (Baniwa, 2019).

  • Palavras-chave
  • políticas públicas; educação escolar indígena; indígenas em contexto urbano..
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica