EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE SOCIAL: PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO E CUIDADO AMBIENTAL NA CRECHE PROFª MARIA DO SOCORRO CRUZ

  • Autor
  • Vanessa Vieira de Souza
  • Co-autores
  • Daniel Rocha Cabral , Rodrigo Ricardo Linhares
  • Resumo
  •  

    Resumo
    Este trabalho apresenta a experiência pedagógica desenvolvida na Creche Profª Maria do Socorro Cruz, localizada no bairro São Francisco, em Manacapuru-AM, cujo foco foi a educação ambiental e a sustentabilidade social. A iniciativa buscou estimular a consciência ambiental das crianças da Educação Infantil por meio de práticas lúdicas, interdisciplinares e de aproximação com a comunidade. Nesse contexto, foram realizadas rodas de conversa, oficinas de reaproveitamento de materiais, cultivo de horta escolar comunitária, atividades artísticas e um evento culminante denominado “Dia da Sustentabilidade”. Os resultados mostraram o engajamento das crianças, que aprenderam de forma significativa o valor do cuidado com a água, a floresta e os animais, além da participação ativa das famílias, que levaram práticas sustentáveis para seus lares. Conclui-se que iniciativas dessa natureza fortalecem a educação integral e reafirmam a escola como espaço de transformação social e ambiental, contribuindo para a formação de novas gerações conscientes e comprometidas com o futuro da Amazônia.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Sustentabilidade, Práticas pedagógicas, Amazônia.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica