Tekoá Tech: Inclusão digital e aprendizagem STEAM por meio da Robótica educacional em projeto social

  • Autor
  • Acsa Souza Magalhães Leao
  • Co-autores
  • Davi Cauassa Leão , Gabriela Magalhães Siqueira
  • Resumo
  • Este relato de experiência apresenta o projeto Tekoá Tech, realizado com crianças de 7 a 10 anos em uma comunidade de Manaus (AM). O objetivo foi promover inclusão digital e desenvolver habilidades STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) por meio da robótica educacional. A metodologia adotou atividades práticas e colaborativas, utilizando os kits LEGO® Education - SPIKE™ Essential, em alinhamento ao programa internacional FIRST® LEGO® League. As ações foram estruturadas em quatro etapas: exploração do tema, construção de modelos, programação básica e registro reflexivo. O tema da temporada, “Submerged”, incentivou a pesquisa sobre a vida marinha, estimulando criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas. Os resultados mostraram avanços significativos na aprendizagem, motivação e interação social das crianças. A participação no festival FLL Explore destacou o potencial transformador da robótica educacional na formação de crianças em contextos de vulnerabilidade.

  • Palavras-chave
  • Robótica educacional, STEAM, inclusão digital.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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