EDUCAR, BRINCAR E PERTENCER: UM RELATO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA AMAZÔNIA FRONTEIRIÇA

  • Autor
  • Crhistiny Naellen Vieira Lima
  • Co-autores
  • Greicy Oliveira Nascimento , Magno Batalhe Seabra
  • Resumo
  • O artigo relata uma intervenção pedagógica na Educação Infantil de uma escola municipal de Benjamin Constant, no Alto Solimões, região de fronteira Brasil-Peru. Desenvolvida no âmbito da disciplina Prática da Pesquisa Pedagógica V, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, a proposta buscou analisar como práticas lúdicas e culturais favorecem pertencimento, valorização da diversidade e construção das linguagens infantis. A pesquisa-ação, estruturada pela Pedagogia de Projetos, possibilitou atividades interdisciplinares contextualizadas, como acolhida, contação de histórias, produções artísticas, lanche coletivo, brincadeiras tradicionais e rodas de socialização. Os resultados revelaram forte engajamento infantil e a relevância de práticas pedagógicas contextualizadas, que unem ludicidade e cultura local, fortalecem vínculos afetivos e contribuem para o desenvolvimento integral das crianças e para a formação docente crítica e reflexiva.

  • Palavras-chave
  • Amazônia fronteiriça, Educação Infantil, Intervenção Pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica