Brincar para incluir: A Ludicidade como Ponte para a Inclusão de Crianças com TEA

  • Autor
  • Ketlen Rebeca do Carmo Vasconcelos
  • Resumo
  • O presente relato de experiência descreve uma proposta pedagógica inclusiva na Educação Infantil, voltada para a aluna Ana Liz, 4 anos,diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), suporte 2.O projeto, em andamento, utiliza recursos lúdicos como estratégia metodológica para favorecer a inclusão escolar, a socialização e o desenvolvimento integral da criança.As atividades são planejadas a partir da observação dos interesses e necessidades da aluna, contemplando recursos lúdicos, jogos de associação, atividades musicais, experiências sensoriais e brincadeiras coletivas.Essa abordagem tem promovido avanços no processo de comunicação e interação da criança, ao mesmo tempo em que sensibiliza os colegas, incentivando atitudes de respeito e empatia.Dessa forma, evidencia-se que o brincar, quando planejado de forma intencional e alinhado às necessidades específicas da criança, constitui-se em uma ferramenta pedagógica eficaz e transformadora para a inclusão de crianças com TEA.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil; Inclusão;Transtorno do Espectro Autista (TEA); Ludicidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica