VERDANT HAVEN: UM JOGO PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO

  • Autor
  • Gabriel de Oliveira Araújo
  • Co-autores
  • Davi dos Reis Montefusco Peres , Vitoria Rebeca Soares Oliveira
  • Resumo
  • O projeto Verdant Haven: Salvando a Amazônia consiste no desenvolvimento de um jogo digital em estilo pixel-art, voltado ao público infantojuvenil de 9 a 15 anos, com o objetivo de promover a educação ambiental e cultural por meio da gamificação. Ambientado na floresta amazônica, o jogo combina exploração linear e mecânicas simples de combate, apresentando elementos da fauna, flora e culturas indígenas. O desenvolvimento foi realizado com o uso do GameMaker Studio 2 e da linguagem GML, aliado a ferramentas gráficas como Krita e Aseprite. A metodologia incluiu prototipagem de telas, construção narrativa e testes com usuários do público-alvo. Os resultados preliminares indicaram boa aceitação do jogo, evidenciando seu potencial para despertar o interesse dos jogadores pela preservação ambiental e pelo respeito à diversidade cultural amazônica.

  • Palavras-chave
  • Educação ambiental, Gamificação, Cultura indígena, Amazônia, Jogos digitais, Pixel-art
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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