WIDEA: JOGO DIGITAL PARA DESPERTAR O INTERESSE EM FILOSOFIA

  • Autor
  • Gabriel de Oliveira Araújo
  • Co-autores
  • Maria Eduarda Soares Vieira , Antônio Elano Assis , Sophia Tereza Pimentel Mamud
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta a proposta do jogo digital WIDEA, uma ferramenta educativa com foco na promoção do interesse pela filosofia entre jovens estudantes do Ensino Médio. Baseado em uma narrativa imersiva ambientada no Egito Antigo, o jogo utiliza elementos de pixel art, narrativas filosóficas e desafios interativos inspirado nas teorias de grandes filósofos, buscando estimular o pensamento crítico, a reflexão e a autonomia dos alunos. A implementação do recurso visa integrar tecnologia e educação, promovendo uma aprendizagem mais significativa, motivadora e contextualizada, além de fortalecer a ligação entre escola, comunidade e familiares. 

  • Palavras-chave
  • Filosofia, Gamificação, Pixel art, Tecnologias na educação.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

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