O capital intelectual na Educação Pública: uma Perspectiva crítica sobre a expansão do capital

  • Autor
  • Leônidas Jimmy Braganca Sena
  • Co-autores
  • Mishelly Belem Pontes , Sérgio Augusto Torres Mendes
  • Resumo
  •  

    Este texto é uma síntese das reflexões desenvolvidas a partir dos debates sobre pesquisas desenvolvidas no âmbito da Graduação em Administração da Universidade Federal do Amazonas e da graduação da Universidade do Estado do Amazonas sobre a expansão do capital intelectual para o campo da Educação. O objetivo geral do trabalho consiste em: Analisar criticamente o uso e a gestão do capital intelectual na educação pública à luz de uma perspectiva crítica. Como objetivos específicos discutir com base na produção acadêmica brasileira sobre a relação entre capital intelectual e educação pública; refletir sobre as contradições da utilização do conceito de capital intelectual em instituições públicas de ensino. Nossos principais apontamentos se articulam a perspectiva de que o capital intelectual no âmbito da educação pública não serve a emancipação do trabalhador, mas sim, se trata de mais uma maneira do grande capital expandir suas fronteiras.

     

  • Palavras-chave
  • Capital humano; Capital Intelectual; Educação na Amazônia; políticas públicas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica