A Construção Social dos papéis de Gênero e a lugar da escola no Combate à Violência em Contextos de Vulnerabilidade Urbana

  • Autor
  • Márcio de Oliveira
  • Co-autores
  • Daniel Nathan Figueiredo Baraúna
  • Resumo
  • Este artigo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos

    dados, analisa a construção social dos papéis de gênero e o lugar da escola no

    combate à violência em contextos de vulnerabilidade urbana, com enfoque nas

    periferias de Manaus/AM. Parte-se da compreensão de que os papéis de gênero,

    historicamente naturalizados, reforçam estereótipos e desigualdades que impactam a

    trajetória escolar de jovens, produzindo exclusão, evasão e desinteresse educacional.

    A discussão é conduzida a partir de referenciais clássicos, como Bourdieu e Butler,

    que evidenciam a relação entre juventude, territorialidade e violência nas periferias

    amazônicas. Argumenta-se que a escola não pode restringir-se à função de

    transmissão de conteúdo, devendo assumir um papel ético e político de enfrentamento

    às violências simbólicas e estruturais, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e

    críticas que reconheçam a diversidade de corpos e subjetividades.

  • Palavras-chave
  • Gênero, Educação, Vulnerabilidade urbana, Juventude, Direitos humanos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica