Educomunicação: estratégias assertivas na Educação Inclusiva

  • Autor
  • Ana Paula Moraes dos Santos
  • Co-autores
  • Denilson Diniz Pereira
  • Resumo
  • Este escrito objetiva compreender os caminhos educacionais de um aluno com Síndrome de Down por meio de estratégias educomunicativas,  acesso e permanência em escola regular de ensino, a partir do olhar familiar e de sua monitora da educação inclusiva, analisar a importância da Educomunicação para a pessoa com deficiência. O método utilizado, História de vida, Glat (2009), o qual busca relatos da vida pelos olhos de quem as vive, tendo como técnica de pesquisa, entrevista aberta a partir das considerações de Minayo (2001), além da fundamentação em marcos legais que versam sobre a educação inclusiva, Santos (2023), abordando a educação especial na cidade de Parintins-AM e como a Educomunicação pode contribuir para o ensino aprendizagem de pessoas com síndrome de down. Por meio das entrevistas é possível compreender a importância da educação inclusiva e da Educomunicação no processo de autonomia de alunos com síndrome de down, impactando vidas, mesmo diante os desafios que se apresentam.

  • Palavras-chave
  • Educomunicação. Educação Inclusiva. Síndrome de Down. Histórias de vida.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica