Experiência de Formação em Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI): dos encontros de formação a prática pedagógica

  • Autor
  • ANDREA DRUMOND BONETTI DA SILVA
  • Resumo
  •  

    O presente texto tem como objetivo compartilhar a vivência ocorrida durante o processo formativo desenvolvido no curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, com ênfase na formação das formadoras municipais e nos desdobramentos dessa formação junto a um grupo de professoras de uma zona distrital da rede municipal de Educação de Manaus. O processo formativo situa-se no escopo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), política pública federal cujo objetivo central é garantir que as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o relato busca apresentar a experiência de formação realizada com as professoras dessa zona distrital da Secretaria Municipal de Educação de Manaus e evidenciar como os desdobramentos dessa formação se refletem nas práticas pedagógicas e, consequentemente, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

  • Palavras-chave
  • Formação continuada; Educação Infantil; Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; Práticas pedagógicas; Aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica