ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS INVESTIGATIVAS E SENSÍVEIS EM UMA CRECHE AMAZÔNICA

  • Autor
  • Nathália Moreira Nunes
  • Co-autores
  • José Vicente de Souza Aguiar
  • Resumo
  • Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido em uma creche pública de Manaus, durante o ano de 2024, vinculada à Feira de Ciências da Secretaria Municipal de Educação. O projeto nasceu diante dos impactos da fumaça das queimadas e das secas severas na cidade, transformando-se em um espaço de investigação, cuidado e alfabetização científica na Educação Infantil, fase creche. Bebês e crianças bem pequenas participaram da exploração de ervas aromáticas, preparo de chás, produção de sabonetes e perfumes naturais, além de vivências de cuidado corporal. As famílias foram envolvidas em todo o processo, fortalecendo vínculos entre casa e escola e configurando uma prática de Educação Ambiental crítica. Os resultados evidenciam que a infância pode ser espaço legítimo de ciência, onde curiosidade, sensibilidade e cidadania se entrelaçam desde a tenra idade. 

  • Palavras-chave
  • Alfabetização Científica, Creche, Feira de Ciências.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica