Proposta pedagógica para o ensino de química: diálogo entre saberes populares e científico dos tons dos frutos amazônicos.

  • Autor
  • Bárbara Lúcia da Silva Miranda
  • Co-autores
  • Kátia Maria Guimarães Costa
  • Resumo
  • O artigo apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de Química fundamentada no diálogo entre saberes populares e saberes científicos, com enfoque na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e na Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, investigou como os conhecimentos tradicionais, especialmente os relacionados aos frutos amazônicos e seus pigmentos bioativos, podem ser integrados ao ensino formal para promover aprendizagem significativa, mudança de perfil conceitual e formação cidadã crítica. O trabalho destaca o uso de metodologias ativas, como elaboração de infográficos e rodas de conversa, para articular mitos populares, práticas culturais e conceitos químicos.Essa integração valoriza a diversidade cultural, motiva os estudantes, contextualiza os conteúdos e fortalece a construção de um conhecimento mais reflexivo e conectado à realidade amazônica.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de Química; Saberes populares; Saberes científicos, Abordagem CTS; Alfabetização Científica e Tecnológica, Frutos amazônicos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica