Atividades psicomotoras e inclusão: Potenciais da Educação Física Adaptada no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista

  • Autor
  • Henrique Pinheiro da Silva
  • Co-autores
  • Karen Letícia Teixeira Fernandes , Diego Grasel Barbosa
  • Resumo
  • O presente relato de experiência discute a contribuição da Educação Física Adaptada e atividades psicomotoras para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir das vivências de um projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas. O projeto foi realizado na Escola Estadual Mayara Redman Abdel Aziz, em Manaus, com frequência de duas vezes por semana, envolvendo jogos, brincadeiras e circuitos motores estruturados de forma lúdica e progressiva para três estudantes de 8 a 9 anos com TEA. A experiência indica que a integração da psicomotricidade à Educação Física e o envolvimento familiar podem favorecer o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos estudantes com TEA.

  • Palavras-chave
  • Educação Física Adaptada; Psicomotricidade; Transtorno do Espectro Autista.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica