A ARTE COMO PONTE: A PINTURA NA INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Bruna Rafaela Feijão Maquiné
  • Co-autores
  • Gabrielly Souza de Matos , Marcio Jesus Vieira Bernardo
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel da pintura como recurso pedagógico para favorecer a integração de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. A pesquisa parte de um estudo qualitativo, fundamentado em observações realizadas em um CMEI localizado na zona leste de Manaus, tendo como foco a interação de uma turma com crianças entre 5 (cinco) e 6 (seis) anos com um aluno com TEA durante atividades de pintura. Os registros demonstram que a arte possibilita a expressão de emoções, o desenvolvimento da criatividade e a construção de vínculos sociais, evidenciando sua relevância como prática inclusiva no cotidiano escolar. A análise aponta que a pintura promove não apenas o desenvolvimento artístico, mas também contribui para a socialização e para a aprendizagem, valorizando as singularidades de cada criança.

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil; Transtorno do Espectro Autista; integração; Pintura; Arte.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica