O ensino de plano inclinado na disciplina de física demanda uma estrutura de ensino dinamizada, com práticas físicas para além do papel, em benefício de um aprendizado eficiente. Entretanto, essa estrutura não é adotada na grande maioria das escolas brasileiras. Este projeto tem como objetivo desenvolver um mecanismo de simulação de plano inclinado e analisar a aplicabilidade nas escolas dessa ferramenta para os alunos do ensino médio. A adoção desse sistema é essencial para promover uma maior democratização do acesso à ferramentas de ensino. Dessa forma, foram feitas pesquisas de origem qualitativa e quantitativa. Foi realizado um estudo de artigos científicos que embasaram a problemática do projeto, além do aferimento de dados obtidos de pesquisas realizadas em ambiente escolar. As pesquisas indicam que a maioria dos estudantes enfrentam dificuldades quanto ao assunto de plano inclinado. Ademais, a pesquisa aponta uma preferência dos alunos por uma abordagem mais interativa do aprendizado desse tema. Entre os obstáculos que se entrelaçam à essa abordagem, estão o difícil acesso a materiais por escolas de infraestrutura carente, o ensino conteudista e com método de ensino passivo, além da falta de engajamento dos alunos por um aprendizado mais efetivo. Concluindo, a adoção de um simulador físico de plano inclinado integrado com software promove um ensino ativo e engajamento dos alunos, uma vez que o dispositivo é de baixo custo e adaptável ao ambiente escolar.
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