Avaliação da Pós-Graduação em Educação: Desafios na formação Amazônida

  • Autor
  • Vitória Silva da Paz
  • Co-autores
  • Camila Ferreira da Silva
  • Resumo
  •  

    O presente resumo abrange a discussão acerca de uma pesquisa de mestrado em andamento no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas. O tema discute os desafios e avanços da formação na pós-graduação na região Norte, com foco no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM.A problemática desse estudo é estruturada em como o PPGE/UFAM, a partir das lutas sociais, se reorganizou em suas ações internas para dar enfoque na formação integral dos/as estudantes amazônidas em um processo de adaptação a nova ficha de autoavaliação da Capes? Ao pensarmos a região Norte e suas demandas no campo acadêmico como “o lugar de uma luta para determinar as condições e critérios de pertencimento e de hierarquia legítimos” (BOURDIEU, 2019 p.32), observamos as diferenças dos PPGE amazônidas para as regiões que concentram a maioria dos programas e dos recursos, o que impacta no alcance da pós-graduação nos interiores.

     

  • Palavras-chave
  • Política de avaliação da pós-graduação, Formação, Egressos, Amazônida.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica