EDUCAÇÃO E ETNOTERRITORIALIDADE DA/NA AMAZÔNIA: PROCESSO IDENTITÁRIO COM O TERRITÓRIO E LUGARIDADES.

  • Autor
  • RILDO ALBERTO PANTOJA
  • Resumo
  •  

    Resumo

    Este artigo é um resultado preliminar das reflexões teórico-conceitual relacionadas ao conceito de território juntamente com suas derivações condicionantes etnoterritorialidade e o processo de construção identitária, fundamentada na concepção da Geografia Crítica e na epistemologia marxista inserida no contexto de uma pesquisa acadêmica em andamento, desenvolvida pelo PPGE da Universidade Federal do Amazonas. A partir da análise de autores como Haesbaert (2007), Saquet (2007; 2019) e Santos (2023), discute-se a complexidade dos territórios, compreendidos como espaços multidimensionais e simbólicos, marcados por práticas sociais, culturais e políticas de resistência. Utilizando uma abordagem qualitativa, dialética e bibliográfica, a pesquisa destaca o papel estratégico do ensino de Geografia para a valorização das etnoterritorialidades vividas. 

    Palavras-chave: Educação na Amazônia. Etnoterritorialidade. Ensino de geografia.

     

  • Palavras-chave
  • Educação na Amazônia. Etnoterritorialidade. Ensino de geografia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica