ORIGEM SOCIAL E ENEM: REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

  • Autor
  • Miriane Feitoza dos Santos
  • Co-autores
  • Camila Ferreira da Silva
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que irá analisar, em seu principal objetivo, como as desigualdades sociais, que marcam os concluintes do ensino regular no Amazonas, se expressam no Enem a partir da correlação entre os marcadores sociais e os resultados obtidos nos anos de 2013 a 2023. A problemática desta pesquisa foi construída a partir da seguinte questão: Em que medida os marcadores sociais dos jovens amazonenses implicam no resultado obtido no Enem? O lastro epistémico desta pesquisa consiste na dialética bourdieusiana em uma perspectiva crítica de análise e irá ancorar-se em uma combinação entre abordagem qualitativa e quantitativa. A construção do quadro teórico desta pesquisa dar-se-á pela relação entre os conceitos bourdieusianos e a análise estatísticas de dados, valendo-se das teorias sobre origem social, habitus, campos e capital cultural.

  • Palavras-chave
  • Enem, Amazonas, Ensino Médio, Microdados Enem, Origem social
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica