CIÊNCIA, CRIATIVIDADE E TERRITÓRIO: A CULTURA MAKER COMO POTÊNCIA EDUCATIVA NA AMAZÔNIA

  • Autor
  • SANDRA DE OLIVEIRA BOTELHO
  • Co-autores
  • Hanna Marjorie da Silva Pinheiro , Larissa Lesler do Nascimento Costa
  • Resumo
  •  

    A educação básica, impulsionada pelos avanços tecnológicos, busca propostas metodológicas. Investigamos o potencial da cultura maker como ferramenta no ensino-aprendizagem de ciências, especificamente em um contexto norteado pela metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Amazônia. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, e foi realizada em uma instituição estadual da cidade de Manaus, com os discentes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Para coleta dos dados, utilizamos um pré-questionário estruturado, a observação participante, roda de conversa, aplicação de oficinais e pós-questionário. Os resultados indicam que a implementação da cultura maker, aliada à ABP, promove o desempenho na aprendizagem, trabalho em equipe, desenvolvimento de habilidades cognitivas, pensamento crítico, levantamento de hipóteses e sua resolução. Nesse processo, os discentes se tornam sujeitos ativos na construção do conhecimento científico.

     

  • Palavras-chave
  • Amazônia; Aprendizagem; Ciências; Cultura Maker.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica