MATEMÁTICA NA CULTURA INDÍGENA: UMA EXPERIÊNCIA COM GRAFISMOS NA EJA

  • Autor
  • THAIS MELO DOS SANTOS
  • Co-autores
  • Sandra Mara de Almeida Lorenzoni , Yara de Sousa Basílio
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta um relato de experiência realizado com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Manaus, tendo como foco a articulação entre a Matemática e os grafismos indígenas. A proposta buscou valorizar a cultura local, reconhecer a Matemática presente nos grafismos e promover uma aprendizagem significativa, crítica e intercultural. A atividade envolveu a participação de um indígena, artista e praticante do grafismo, que compartilhou seus saberes ancestrais com os estudantes, possibilitando o diálogo entre a escola e os conhecimentos tradicionais. Os resultados mostraram que os alunos passaram a perceber a Matemática como parte da vida cotidiana e cultural, e não apenas como disciplina escolar abstrata.

  • Palavras-chave
  • Educação de Jovens e Adultos; Matemática; Cultura Indígena; Grafismo; Etnomatemática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica