ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA : UMA EXPERIÊNCIA COM CIRCUITOS ELÉTRICOS

  • Autor
  • Caroline Martins de Carvalho Santos
  • Co-autores
  • Kamila Queiróz Guimarães
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta uma atividade prática centrada em abordagens investigativas, epistemológicas, fomentando a construção ativa do conhecimento. O objetivo é relatar e analisar uma experiência didática através da  participação dos estudantes do 8º ano de uma escola pública no município de Manacapuru durante uma aula do Ensino de Ciências. Essa elaboração e aplicação trata-se de proposta didática baseada na construção de um circuito elétrico, articulando conhecimentos científicos com a realidade. A experiência permitiu dialogar com concepções alternativas, promover a aprendizagem significativa e refletir criticamente sobre conceitos científicos, compreendido como mediador de processos formativos contextualizados. A partir de autores como Campanário, Freire e Cachapuz, reafirma-se o ensino de Ciências como espaço de investigação, escuta, problematização e transformação. A proposta demonstrou o potencial de práticas pedagógicas investigativas comprometida com a realidade amazônica.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de Ciências; investigação; concepções alternativas; Amazônia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica