AFROCENTRANDO O CURRÍCULO: PERSPECTIVAS PARA UMA PRÁXIS METODOLÓGICA ORIENTADA PELA AFROCENTRICIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Tereza de Jesus dos Santos
  • Resumo
  • O presente trabalho resulta de uma pesquisa finalizada que discorreu sobre a importância do paradigma afrocêntrico na formação docente, ressaltando sua relevância para a constituição de uma educação mais inclusiva, diversa e comprometida com a centralidade da história e da cultura africana e afro-brasileira. Busca-se contribuir para a construção positiva das identidades de estudantes negros e negras. O texto apresenta um recorte do método bibliográfico empregado na pesquisa principal, em diálogo com autores que fundamentam a teoria da afrocentricidade e oferecem estratégias para a construção de um currículo pautado nessa abordagem. Nesse sentido, a afrocentricidade é compreendida como instrumento para tornar a educação mais equitativa, inclusiva e diversa, promovendo uma prática pedagógica que valoriza as epistemologias africanas e combate a hegemonia eurocêntrica

  • Palavras-chave
  • Afrocentricidade; Currículo; Formação docente; Prática docente
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica