O circo encontra-se como objetivo de conteúdo da educação básica e sua prática promove o desenvolvimento das habilidades coordenativas, da consciência corporal e das competências comunicativas e expressivas colaborando sobremaneira para o processo educativo ( Brasil, 2018; Duprat; Gallardo, 2010). O presente curso objetiva apresentar fundamentos teóricos e práticos do circo como recurso pedagógico interdisciplinar, promovendo expressão corporal, criatividade e inclusão no ambiente escolar. Os materiais utilizados serão: bastões, bolas e claves de malabar, corda, colchões folhas de papel A4, folhas de tatames, sacolas plásticas. A abordagem metodológica desta oficina fundamenta-se em propostas pedagógicas para o ensino das artes circenses em diferentes âmbitos educativos e em nível de iniciação, sendo o nosso foco o contexto escolar. O curso estará organizado em três momentos: no primeiro momento faremos uma recepção e roda de conversa inicial com os participantes onde almejamos conhecer e compreender a relação/experiência dos participantes com o circo bem como apresentar os percursos históricos do circo no mundo e no Brasil, destacando ainda a sua relação com a educação na atualidade; no segundo momento serão apresentadas atividades práticas e dinâmicas teóricas voltadas para o ensino de modalidades circenses ( Equilíbrios, Malabares e Acrobacias) onde buscaremos refletir e evidenciar suas potencialidades educativas e artísticas; no terceiro e último momento será realizada uma atividade de relaxamento e uma roda de conversa para captar as impressões dos participantes sobre as práticas realizadas. É por meio desta roda de conversa que será realizada a avaliação, buscaremos de forma coletiva e reflexiva evidenciar o potencial das artes circenses para desenvolvimento integral dos seus praticantes bem como estimular possibilidades para inserção/aprimoramento no contexto escolar amazônico.
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