Circo e Educação

  • Autor
  • Laudeney Filho da Costa Menezes
  • Co-autores
  • Àdria Monique Santarém Porto , Ayla Taynã da Silva Nascimento , Lionela da Silva Corrêa , Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde
  • Resumo
  •  

    O circo encontra-se como objetivo de conteúdo da educação básica e sua prática promove o desenvolvimento das habilidades coordenativas, da consciência corporal e das competências comunicativas e expressivas colaborando sobremaneira para o processo educativo ( Brasil, 2018; Duprat; Gallardo, 2010). O presente curso objetiva apresentar fundamentos teóricos e práticos do circo como recurso pedagógico interdisciplinar, promovendo expressão corporal, criatividade e inclusão no ambiente escolar. Os materiais utilizados serão: bastões, bolas e claves de malabar, corda, colchões folhas de papel A4, folhas de tatames, sacolas plásticas. A abordagem metodológica desta oficina fundamenta-se em propostas pedagógicas para o ensino das artes circenses em diferentes âmbitos educativos e em nível de iniciação, sendo o nosso foco o contexto escolar. O curso estará organizado em três momentos: no primeiro momento faremos uma recepção e roda de conversa inicial com os participantes onde almejamos conhecer e compreender  a relação/experiência dos participantes com o circo bem como apresentar os percursos históricos do circo no mundo e no Brasil, destacando ainda a sua relação com a educação na atualidade; no segundo momento serão apresentadas atividades práticas e dinâmicas teóricas voltadas para o ensino de modalidades circenses ( Equilíbrios, Malabares e Acrobacias) onde buscaremos refletir e evidenciar suas potencialidades educativas e artísticas; no terceiro e último  momento será realizada uma atividade de relaxamento e uma roda de conversa para captar as impressões dos participantes sobre as práticas realizadas. É por meio desta roda de conversa que será realizada a avaliação, buscaremos de forma coletiva e reflexiva evidenciar o potencial das artes circenses para desenvolvimento integral dos seus praticantes bem como estimular possibilidades para inserção/aprimoramento no contexto escolar amazônico.

     

  • Palavras-chave
  • Educação, Circo, Formação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Oficina temática
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica