EFEITOS DO PROGRAMA DE NATAÇÃO COM BASE DESENVOLVIMENTISTA NAS INTERAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS DA SEGUNDA E TERCEIRA INFÂNCIAS

  • Autor
  • Kamila Da Silva Fonseca
  • Co-autores
  • Lúcio Fernandes Ferreira
  • Resumo
  •  

    O estudo analisou os efeitos do Programa de Intervenção Aquática com Base Desenvolvimentista (PIABD) nas interações sociais de crianças de 6 a 12 anos, incluindo aquelas com TEA. Após 40 sessões ao longo de cinco meses e por meio de filmagens e avaliações dos responsáveis, constatou-se que o programa promove melhorias significativas na sociabilidade, comunicação, cooperação, autoestima e autonomia, sobretudo em crianças com TEA. A piscina foi considerada um espaço facilitador de convivência, estímulo à empatia e à integração social. Os resultados reforçam a eficácia das atividades aquáticas como estratégia inclusiva para o desenvolvimento integral infantil, destacando a importância de programas estruturados e profissionais capacitados para potencializar esses benefícios e promover a inclusão social.

  • Palavras-chave
  • Intervenção Aquática, Saúde, Saúde da Criança, Sociabilidade, Afetividade, Amazônia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
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  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
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