HISTÓRIA DE VIDA DE UM HOMEM TRANS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM MANAUS, AMAZONAS

  • Autor
  • Caleb Yuri de Aguiar Gomes
  • Co-autores
  • Denilson Diniz Pereira
  • Resumo
  • A pesquisa apresenta uma análise bibliográfica e documental da temática identidade de gênero no ensino superior, discutindo como a educação superior publica de Manaus se porta diante da vivência de um homem trans em sua instituição, trazendo um diálogo de como identidades fora do padrão cisgênero tendem a ser minimizadas dentro dos ambientes acadêmicos, mesmo que sua permanência seja um direito assegurado pela resolução nº 12/2015 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD), que estabelece a garantia do acesso e permanência de pessoas trans em instituições de ensino. Para esta discussão, será utilizada uma metologia qualitativa que traz como dado a vivência de um homem transgênero, estudante da Universidade Federal do Amazonas, objetivando analisar sua trajetória acadêmica e refletir sobre seu processo de inclusão na universidade pública, visando trazer contribuições quanto a quais aspectos devem ser melhorados para que a IES seja mais inclusiva para todas as identidades.  

  • Palavras-chave
  • Identidade, história de vida, homem trans, ensino público superior
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica