A adolescência é marcada por mudanças físicas e emocionais que influenciam a percepção da imagem corporal e repercutem no rendimento escolar. Este estudo descritivo investigou 1.194 estudantes de 11 a 15 anos da rede estadual de Manaus (2016–2020), utilizando Escala de Catexe Corporal, PROESP-BR, Questionário de Hábitos de Vida e médias escolares fornecidas pela Escola Estadual Getúlio Vargas. A análise pelo modelo GEE mostrou que adolescentes satisfeitos com sua imagem corporal tiveram melhores notas (7,3 ± 1,1) e menos faltas (8,2%) que os insatisfeitos (6,4 ± 1,3; 13,7%). Diferenças de gênero revelaram maior insatisfação entre meninas, destacando a necessidade de estratégias específicas. Conclui-se que a imagem corporal positiva, associada à aptidão física e hábitos saudáveis, funciona como fator de proteção escolar, reforçando a importância da Educação Física e de políticas educacionais voltadas à saúde e bem-estar de adolescentes amazônicos.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica