IMAGEM CORPORAL E RENDIMENTO ESCOLAR FATORES PSICOSSOCIAIS E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES AMAZONENSES

  • Autor
  • Thiago Oliveira Souza
  • Co-autores
  • Rita Maria dos Santos Puga Barbosa
  • Resumo
  • A adolescência é marcada por mudanças físicas e emocionais que influenciam a percepção da imagem corporal e repercutem no rendimento escolar. Este estudo descritivo investigou 1.194 estudantes de 11 a 15 anos da rede estadual de Manaus (2016–2020), utilizando Escala de Catexe Corporal, PROESP-BR, Questionário de Hábitos de Vida e médias escolares fornecidas pela Escola Estadual Getúlio Vargas. A análise pelo modelo GEE mostrou que adolescentes satisfeitos com sua imagem corporal tiveram melhores notas (7,3 ± 1,1) e menos faltas (8,2%) que os insatisfeitos (6,4 ± 1,3; 13,7%). Diferenças de gênero revelaram maior insatisfação entre meninas, destacando a necessidade de estratégias específicas. Conclui-se que a imagem corporal positiva, associada à aptidão física e hábitos saudáveis, funciona como fator de proteção escolar, reforçando a importância da Educação Física e de políticas educacionais voltadas à saúde e bem-estar de adolescentes amazônicos.

  • Palavras-chave
  • Imagem corporal; Rendimento escolar; Adolescência; Educação Física; Saúde escolar.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica