CURRÍCULO E DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL: INVISIBILIDADES E RESISTÊNCIAS NA EDUCAÇÃO.

  • Autor
  • Carlos Eduardo da Cunha Pereira
  • Co-autores
  • Cássio Carvalho Campos , Eulina Maria Leite Nogueira
  • Resumo
  •  

     

    O presente artigo analisa as relações entre currículo e diversidade étnico-racial na educação básica, com foco no contexto amazônico. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica crítica e análise de documentos normativos, como a Constituição Federal de 1988, a LDB (Lei nº 9.394/1996), a Lei nº 10.639/2003, a Lei nº 11.645/2008 e o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Os resultados indicam que, apesar dos avanços legais e normativos, o currículo escolar ainda reproduz uma lógica eurocêntrica e colonial, invisibilizando as histórias e culturas de povos negros e indígenas. Conclui-se que a superação dessas lacunas requer o fortalecimento da formação crítica de professores, a produção de materiais didáticos inclusivos e a elaboração de projetos pedagógicos comprometidos com a interculturalidade e a justiça social, de modo que o currículo se constitua como instrumento de equidade e valorização das identidades negras e indígenas.

  • Palavras-chave
  • Currículo; Diversidade Étnico-Racial; Educação Antirracista; Amazônia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica