EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM CAMINHO POSSÍVEL EM ESCOLAS DO CAMPO

  • Autor
  • Rosemere Barbosa Guimarães
  • Resumo
  •  

    O estudo objetiva analisar práticas pedagógicas de docentes na perspectiva da Educação para a Sustentabilidade em escolas do campo no município de Parintins-Am. É uma pesquisa qualitativa com abordagem dialética. Realizou-se observações sistemáticas e aplicação de formulários com perguntas abertas e fechadas junto a seis professores que atuam em turmas multisseriadas e multietapas no ensino fundamental dos anos iniciais e finais.  Os dados apontam dificuldades dos docentes nas abordagens do tema, mas, despontam que as experiências desenvolvidas são significativas, que a cultura local desafia a consolidação de aprendizados para uma relação consciente entre o gênero humano e natureza. Por fim, mostram que a Educação para a Sustentabilidade promovida o chão da escola deve ser de forma contínua, permanente e interdisciplinar para despertar nos estudantes reflexão e intervenção crítica sobre as suas realidades visando o usufruto nas futuras gerações.

     

  • Palavras-chave
  • Educação; Sustentabilidade, Práticas Pedagógicas; Professores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica