A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB A ÓTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

  • Autor
  • Patrícia Gaspar Ferreira da Silva
  • Co-autores
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
  • Resumo
  •  

    RESUMO

    Este estudo, parte inicial de uma investigação mais ampla realizada ao abrigo do PPGE- UFAM, em estudos de mestrado acadêmico, analisa a formação docente em educação ambiental sob a ótica das políticas públicas, explorando desafios e potencialidades para uma sociedade sustentável. A pesquisa investiga como diretrizes governamentais moldam o desenvolvimento profissional dos educadores e a capacidade das escolas em promover consciência ambiental crítica. Utilizando análise documental qualitativa, serão discutidos marcos legais e programas de formação, identificando obstáculos à implementação e oportunidades para fortalecer o papel da escola na formação de cidadãos engajados com questões ambientais. O estudo objetiva identificar lacunas na formação docente e propor diretrizes para tornar políticas públicas mais eficazes, consolidando a educação ambiental como ferramenta de transformação social e ecológica.

  • Palavras-chave
  • Educação Ambiental; Formação Docente; Políticas Públicas; Sustentabilidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica