UMA ABORDAGEM ETNOQUÍMICA SOBRE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS NO ENSINO MÉDIO INDÍGENA

  • Autor
  • GABRIELLY VIEIRA MESQUITA
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de Química em uma escola indígena de Ensino Médio em Roraima. A pesquisa investigou como a utilização de um espaço não formal – um sítio arqueológico com inscrições rupestres – pode potencializar a aprendizagem de conceitos sobre substâncias e misturas. As atividades envolveram observação das pinturas rupestres, elaboração de mapas coletivos, oficinas de produção de tintas, experimentos práticos e uma exposição. Os resultados indicaram que a abordagem em espaço não formal favoreceu a contextualização, o engajamento e a construção de conhecimentos, embora tenham sido observadas dificuldades relacionadas à ausência de alguns alunos, à simplicidade na expressão escrita e às especificidades linguísticas. Conclui-se que a articulação entre saberes tradicionais e científicos por meio da etnoquímica contribui não apenas para o ensino de conceitos químicos abstratos, mas também para a valorização da identidade cultural indígena.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Química; Educação Escolar Indígena; Etnoquímica; Espaços Não Formais; Pinturas Rupestres.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica