Brincar como preparação para a vida adulta: uma revisão sistemática sobre o papel das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e motor

  • Autor
  • Vitoria Fernanda Souza Leite
  • Co-autores
  • João Luiz da Costa Barros
  • Resumo
  • Este estudo tem como objetivo investigar o papel das atividades lúdicas no

    desenvolvimento cognitivo e motor durante a infância, destacando como essas

    experiências contribuem para a preparação das crianças para os desafios da vida

    adulta. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura a ser realizada na

    plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO), sem recorte temporal, com

    foco em artigos científicos que abordem o brincar em contextos educacionais,

    psicológicos e motores. A pesquisa visa compreender de que maneira o brincar

    contribui para a formação de habilidades fundamentais ao longo da vida e pretende

    oferecer subsídios para práticas pedagógicas e sociais que reconheçam a

    importância do lúdico na infância.

     
  • Palavras-chave
  • brincar, infância, desenvolvimento motor e cognitivo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica