DO TEXTO AO DESENHO: EXPLORANDO CONTOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA

  • Autor
  • Pamela Lucena Neres
  • Co-autores
  • Maison Antonio dos Anjos Batista , Claudiana Nair Pothin Narzetti
  • Resumo
  • Este trabalho aborda a aplicação de uma sequência didática sobre as características dos gêneros Conto e Historia em Quadrinhos (HQ), bem como os processos de adaptação de um gênero para o outro, a partir de atividades propostas em uma Sequência Didática aplicada em duas turmas de 2º série do Ensino Médio O Objetivo da Sequência Didática foi tornar o letramento literário e o ensino da literatura algo muito mais acessível e prazeroso para os alunos, utilizando o gênero Conto, que permite explorar todos os elementos narrativos de forma concisa, e o gênero HQ por mobilizar os recursos verbais e não verbais, promovendo a leitura crítica de imagens e de narrativas híbridas. Ambos os gêneros fazem parte do cotidiano dos jovens e são considerados como formas importantes de expressão artística e cultural, de forma que trabalhar com essas produções em sala de aula promove o engajamento dos alunos, favorece a interdisciplinaridade e estimula a autonomia e a criticidade.

  • Palavras-chave
  • Letramento literário, contos, HQ
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica