ESCOLA E COMUNIDADE NO COMBATE AO Aedes aegypti: CONSCIENTIZAÇÃO NO ASSENTAMENTO UATUMÃ

  • Autor
  • Renata Alves Duarte
  • Resumo
  • Introdução

    Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado um aumento alarmante nos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya especialmente em regiões tropicais como o Amazonas. Diante dessa situação, as instituições de ensino têm um papel fundamental na educação em saúde e na mobilização da comunidade para o controle dessas doenças.

    Carrara (2005) destaca a importância de uma educação que envolva a comunidade nas ações de saúde, promovendo um processo participativo que vai além da sala de aula. Além disso, a interdisciplinaridade proposta por Morin (2000) justifica a necessidade de uma visão integrada do conhecimento, permitindo que os alunos compreendam questões complexas como as epidemias relacionadas ao Aedes aegypti. Assim, a educação torna-se uma ferramenta poderosa na luta contra essas doenças.

    Diante disso essa abordagem permite que temas relacionados à saúde, ciências, meio ambiente e cidadania sejam trabalhados de forma conjunta. Como por exemplo, projetos que envolvem aulas sobre o ciclo de vida do mosquito, ações comunitárias de limpeza e campanhas de conscientização.

    Objetivo

              Promover a conscientização dos alunos e dos comunitários sobre os riscos à saúde causados pelo mosquito Aedes aegypti, incentivando ações preventivas e práticas de combate ao mosquito.

    Método

            Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Hugo Castelo Branco, localizado no Assentamento Uatumã, Presidente Figueiredo- AM.

              Utilizou uma abordagem qualitativa e participativa, com foco na educação ambiental e em saúde pública, buscando promover a conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti e sua prevenção no contexto escolar e comunitário do Assentamento Uatumã.

             Foi realizado caminhadas, distribuição de panfletos, mutirão de limpeza para eliminar focos do mosquito e possíveis criadouros.

    Impacto na Escola e na Comunidade

           A escola é um espaço estratégico para promover a conscientização, pois tem o potencial de formar cidadãos mais conscientes. A implementação do projeto de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti teve um impacto significativo tanto no ambiente escolar quanto na comunidade local por meio de ações educativas e colaborativas entre alunos e comunitários.

       O mosquito Aedes aegypti representa uma série de ameaças a saúde pública. Diante disso, concluímos que, através de ações integradas é possível reduzir significativamente a proliferação do mosquito, protegendo a saúde e o bem-estar de todos.

             A atuação conjunta entre escola e comunidade é essencial para eliminação de focos do mosquito e possíveis criadouros. O trabalho entre escola e comunidade é essencial para garantir um ambiente mais saudável.

    Referências Bibliográficas

    CARRARA, Sérgio. Educação e Saúde: A Construção do Conhecimento em Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

    MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Brasília: UNESCO, 2000.

  • Palavras-chave
  • Escola; Aedes aegypti; Assentamento Uatumã.
  • Modalidade
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