O CARNAVAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NÃO FORMAL PARA A EQUIDADE RACIAL: VIVÊNCIAS NA ESCOLA DE SAMBA REINO UNIDO DA LIBERDADE EM MANAUS.

  • Autor
  • Carlos Eduardo da Cunha Pereira
  • Co-autores
  • Marjory Castro Martiniano , Adan Renê Pereira da Silva
  • Resumo
  • O presente artigo analisa o carnaval amazônico como espaço educativo não formal voltado à promoção da equidade racial e à valorização das culturas afro-amazônicas e indígenas. A investigação ancora-se em uma experiência vivenciada pelos autores no carnaval de Manaus, especificamente na Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, cujo enredo de 2025 exaltou os orixás e reafirmou a força da ancestralidade africana. A participação nos ensaios, no barracão e no desfile revelou práticas pedagógicas coletivas, nas quais o samba-enredo, as alegorias e os rituais se constituíram como instrumentos de ensino-aprendizagem, mobilizando saberes, fortalecendo identidades e promovendo reflexões sobre equidade racial. Conclui-se que o carnaval amazônico, para além de uma festividade, é território pedagógico de resistência e emancipação, contribuindo para a construção de uma educação crítica, intercultural e antirracista.

  • Palavras-chave
  • carnaval amazônico; educação não formal; equidade racial; culturas afro-amazônicas; povos indígenas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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