Uso de Tecnologias Educacionais no Ensino de Espelhos Planos e Aplicação Experimental sobre Defeitos da Visão: Um Relato de Experiência no PIBID

  • Autor
  • Kelem Erika Oliveira da Silva
  • Co-autores
  • Rafael Cardoso Cordeiro
  • Resumo
  • RESUMO

    Este estudo apresenta um relato de experiência didática do PIBID/Física em uma escola pública, com foco no ensino de espelhos planos e defeitos da visão. O objetivo foi analisar o impacto do uso de tecnologias educacionais e práticas experimentais na aprendizagem dos estudantes. A metodologia envolveu a utilização do software CmapTools, quizzes no Kahoot, experimentos com associação de espelhos e atividades com lentes esféricas para simulação da miopia e da hipermetropia. Os resultados evidenciaram que a integração de metodologias ativas, recursos digitais e experimentação favoreceu a aprendizagem significativa, o desenvolvimento do raciocínio científico e o engajamento discente. Conclui-se que a prática reforçou a relevância das tecnologias digitais no ensino de Ciências e contribuiu para a formação docente inicial.

     

    Palavras-chave: Ensino de Física; Tecnologias Digitais; PIBID.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Física; Tecnologias Digitais; PIBID.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica