HASLETT: SIMULADOR EM REALIDADE VIRTUAL PARA PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO EM SUBESTAÇÕES ABRIGADAS DE 13.8KV

  • Autor
  • Gabrielly Ferreira Cavalcante
  • Co-autores
  • Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  • O projeto desenvolve um simulador em realidade virtual (RV) voltado ao ensino seguro e eficiente de procedimentos operacionais em subestações elétricas abrigadas de 13,8 kV. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização sobre os Perigos da Eletricidade (Abracopel) indicam um aumento de 11% em 2024 nos acidentes relacionados a choques elétricos e incêndios provocados por sobrecarga de energia, em relação ao ano anterior. Diante desse cenário, a necessidade de treinamentos seguros e eficazes torna-se ainda mais urgente. O objetivo do projeto é desenvolver um simulador que possibilite treinamentos de manutenção em subestações abrigadas de 13,8 kV utilizando realidade virtual. A metodologia inclui o levantamento de normas técnicas, como NR-10 e NR-12, e de manuais operacionais utilizados em cursos técnicos e superiores. Com base nesse referencial, foram iniciadas a modelagem tridimensional dos equipamentos e a construção do ambiente simulado por meio dos softwares Unity, Solid Edge, Figma e Visual Studio Code. O simulador busca representar fielmente as etapas de desenergização, reenergização e análise de risco, permitindo que o usuário execute as tarefas com orientação interativa, sem exposição a perigos reais. Testes iniciais indicam que o ambiente imersivo contribui para maior compreensão dos procedimentos, favorece o aprendizado prático e aumenta o engajamento dos estudantes. A conclusão preliminar aponta que o simulador tem potencial para ampliar a formação técnica em segurança elétrica e reduzir falhas por despreparo durante manutenções reais.

  • Palavras-chave
  • realidade virtual, subestação elétrica, segurança do trabalho, subestação abrigada.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica