MEDIAÇÃO DE ALUNOS INDÍGENAS COM DEFICIÊNCIA NAS REDES MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS E DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA - AMAZONAS.

  • Autor
  • Syangue Bardales Alves
  • Co-autores
  • Jonise Nunes Santos
  • Resumo
  • O presente estudo apresenta os resultados finais da pesquisa PIBIC 2024/2025, cujo objetivo foi analisar a política de oferta do cargo de “Mediador”, atualmente denominado “Apoio Escolar”, normatizado pela Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência). Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental. A análise evidenciou a invisibilidade dos povos indígenas com deficiência nos marcos legais da Educação Especial, revelando lacunas ainda existentes e desafios para a efetivação das políticas públicas. Apesar dos esforços recentes do Estado para ampliar a educação inclusiva e garantir maior equidade, constata-se a necessidade de estratégias específicas que contemplem a realidade indígena.

  • Palavras-chave
  • Mediação escolar; Educação Especial; Alunos indígenas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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