WAVES: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE MATERIAIS ISOLANTES SONOROS NA EDUCAÇÃO EXPERIMENTAL – UM ESTUDO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM ALUNOS AMAZONENSES

  • Autor
  • Bianca Elia Teixeira Martins
  • Co-autores
  • Paula Patrícia de Oliveira Barreto , Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  • O ensino de Física, especialmente em temas como acústica, enfrenta desafios devido à abordagem excessivamente teórica e à falta de recursos experimentais nas escolas, o que dificulta a compreensão de conceitos como propagação sonora, intensidade sonora e comportamento das ondas. Diante disso, este projeto tem como objetivo desenvolver um dispositivo educacional que possibilite aos alunos observar, de forma prática, como as ondas sonoras se comportam, tornando o aprendizado mais concreto e acessível. A proposta justifica-se pela necessidade de tornar o ensino de acústica mais dinâmico, interativo e próximo da realidade dos alunos, favorecendo a aprendizagem ativa. A metodologia adotada consistiu no desenvolvimento de um recurso experimental que permite gerar sons, capturar e visualizar suas características, como a forma da onda,  além de analisar como essas ondas se propagam e sofrem alterações através de diversos materiais. Os resultados indicam que o dispositivo contribui de forma significativa para a compreensão dos fenômenos sonoros, tornando o conteúdo mais atrativo e facilitando a relação entre teoria e prática. Conclui-se que essa ferramenta representa uma alternativa eficiente, acessível e de grande impacto no ensino de acústica, principalmente em contextos educacionais com recursos limitados.

  • Palavras-chave
  • ensino da física, recursos didáticos acessíveis, materiais isolantes acusticamente, ondas sonoras, dispositivo educacional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica