A TIPOLOGIA TEXTUAL COMO EXPLORAÇÃO SEMÂNTICA DA HQ

  • Autor
  • CRISTIANE MARTINS EVANGELISTA
  • Resumo
  • A grande presença das histórias em quadrinhos (HQs) em vestibulares e concursos, este estudo buscou compreender como a tipologia textual das HQs pode desenvolver a competência leitora e interpretativa dos alunos. Analisar suas tipologias textuais (Marcuschi, 2002), identificar entraves para a interpretação textual (Antunes, 2003) e compreender o desenvolvimento das competências em sala de aula (Ramos, 2018). A metodologia combinou estudo bibliográfico e pesquisa de campo, aplicando uma sequência didática com HQs e coletando dados por questionários abertos e fechados. Os resultados indicaram que as HQs melhoram a leitura e interpretação, ampliam a capacidade crítica dos alunos e contribuem para a superação de dificuldades comuns na compreensão textual. A discussão evidencia que, ao integrar elementos visuais e textuais, as HQs promovem múltiplas competências cognitivas, tornando o ensino mais dinâmico e eficaz, fortalecendo a preparação dos estudantes para exames nacionais.

  • Palavras-chave
  • Histórias em quadrinhos. Leitura. Interpretação de Texto.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica