analidiarcosta@gmail.com

  • Autor
  • Ana Lídia Rodrigues Costa
  • Co-autores
  • Denilson Diniz Pereira
  • Resumo
  • A pesquisa analisou os desafios enfrentados por professores na efetivação da educação inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) de Manaus. O estudo seguiu abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando entrevistas semiestruturadas e observação em turmas regulares. A análise dos dados, baseada em conteúdo, evidenciou barreiras estruturais, pedagógicas e formativas que comprometem a inclusão. Entre os obstáculos destacaram-se a insuficiência de recursos, a ausência de apoio técnico e as limitações na formação docente para lidar com o TEA. Observou-se que, embora os professores demonstrem disposição para práticas inclusivas, carecem de estratégias eficazes e suporte institucional. Conclui-se que a efetivação da inclusão requer investimentos em infraestrutura, capacitação contínua e políticas públicas que assegurem condições reais de aprendizagem e participação.

  • Palavras-chave
  • Educação inclusiva; Transtorno do Espectro Autista; Formação docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica