A pesquisa analisou os desafios enfrentados por professores na efetivação da educação inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) de Manaus. O estudo seguiu abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando entrevistas semiestruturadas e observação em turmas regulares. A análise dos dados, baseada em conteúdo, evidenciou barreiras estruturais, pedagógicas e formativas que comprometem a inclusão. Entre os obstáculos destacaram-se a insuficiência de recursos, a ausência de apoio técnico e as limitações na formação docente para lidar com o TEA. Observou-se que, embora os professores demonstrem disposição para práticas inclusivas, carecem de estratégias eficazes e suporte institucional. Conclui-se que a efetivação da inclusão requer investimentos em infraestrutura, capacitação contínua e políticas públicas que assegurem condições reais de aprendizagem e participação.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica