Produção da videoaula sobre Deconolialidade: Desafios e Aprendizados

  • Autor
  • Evandro Ghedin
  • Co-autores
  • lupinheiro@gmail.com , Andrezza Silane da Silva Santiago , Julia Andreya Valle Carvalho
  • Resumo
  • O trabalho de produção da videoaula sobre decolonialidade foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma reflexão sobre as consequências da colonização e a importância do pensamento decolonial, utilizando recursos audiovisuais em forma de videoaula para facilitar a compreensão do assunto. A escolha do tema visa destacar as dores sofridas pelos povos colonizados, evidenciando as práticas coloniais ainda presentes em diversas esferas sociais. Este trabalho foi proposto na disciplina Filosofia e Educação 1 sobre a orientação do professor Evandro Ghedin e sua orientanda Luziene da Silva Pinheiro. A videoaula foi realizada nos dentro da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tanto no setor Sul quanto no setor Norte, com a intenção de simbolizar o pertencimento ao espaço universitário e a valorização da educação. Mesmo com a insegurança inicial devido à falta de domínio sobre o tema e o formato escolhido, o processo de produção se revelou enriquecedor. 

  • Palavras-chave
  • Decolonialidade. Educação. Audiovisual. Videoaula. Filosofia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica