PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESTUDANTES AMAZÔNIDAS NA TRANSFORMAÇÃO DE PESQUISAS ACADÊMICAS EM PRODUTOS OU SERVIÇOS COMERCIALIZÁVEIS

  • Autor
  • Carlyane Camilly de Souza Candeira
  • Co-autores
  • Jennifer Lameira Pereira , Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  • A conversão de pesquisas e projetos acadêmicos em produtos ou serviços de viabilidade comercial é um desafio crucial para estudantes no Brasil, especialmente na Amazônia, tanto em universidades quanto em cursos técnicos, apesar do vasto potencial de inovação gerado nessas instituições. Este estudo aprofunda-se nas barreiras que dificultam essa transição, com foco nas limitações da formação empreendedora, na compreensão da propriedade intelectual e na articulação com o setor produtivo, utilizando uma abordagem qualitativa baseada em levantamento bibliográfico e análise documental. Foram identificados quatro eixos centrais de dificuldades: a fragilidade da cultura empreendedora no ambiente acadêmico e técnico, a escassez de apoio institucional e financeiro, lacunas na formação em gestão e inovação, e a desconexão entre o ambiente de ensino e o setor produtivo. No contexto amazônico, esses desafios se intensificam devido às desigualdades regionais, às barreiras logísticas, à baixa densidade de ecossistemas de inovação e à dependência histórica da Zona Franca de Manaus. Os resultados preliminares destacam que superar esses obstáculos é fundamental para impulsionar o ecossistema de inovação na região, ressaltando a importância de políticas públicas e iniciativas institucionais que fortaleçam a valorização do conhecimento local.

  • Palavras-chave
  • empreendedorismo, inovação tecnológica, propriedade intelectual, Amazônia, desenvolvimento regional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica